Weby shortcut
Marca do LABGEO - Laboratório de Geotecnologia
logoufg

Equipamentos: laboratório de solos não saturados

Atualizado em 31/05/15 10:20.

O Laboratório de Solos Não Saturados é utilizado em pesquisas a respeito do comportamento de solos nestas condições. O laboratório possui área útil de 55m2, abrigando os principais equipamentos necessários para a investigação de solos não saturados, tanto em laboratório quanto em campo. 

O laboratório é localizado dentro do complexo do Laboratório de Geotecnia, utilizando os demais laboratórios como suporte para armazenagem e preparação de amostras. O laboratório é, no entanto, um ambiente separado dos demais laboratórios, devido às exigências de limpeza, de não contaminação e de conservação de equipamentos delicados, que geralmente utilizam microcomputadores para monitoramento de ensaios. 


Principais equipamentos do Laboratório de Geotecnia, utilizados para o estudo de solos não saturados

- Rede de ar comprimido seco e filtrado de uso exclusivo do laboratório. A rede possui uma pressão constante de 850 kPa. Equipamentos que necessitam de pressões maiores utilizam sistemas dedicados de multiplicação de pressão.

- Secador de ar e filtro coalescente

- Destilador de água

- De-aerador de água do tipo Nold

- Estufa com circulação de ar, exclusivamente para papel filtro

- Balança de precisão para papel filtro

- Sistema de Tempe Cells com cinco células, para determinação da curva característica solo-água em trajetória de secagem. O sistema é utilizado para solos granulares ou relativamente porosos, sendo ideal para sucções de até 100 kPa.

- Placa de sucção (Funil de Haynes)

- Dois sistemas de compressão oedométrica GCTS “Fredlund Cell”, com controle de sucção matricial pela técnica de translação de eixos. Estes equipamentos permitem o estudo do comportamento hidráulico e mecânico de solos não saturados sob diversas trajetórias de tensão: secagem, molhagem, carregamento vertical e descarregamento.

- Potenciômetro de ponto de orvalho, modelo WP4C, Fabricante: Decagon

- Tensiômetros, modelo T4 (UMS), para medição de sucção matricial in-situ, incluindo sistema automático de aquisição de dados.

- Mini-tensiômetros, moledo T5 (UMS), para a instrumentação de ensaios e modelos em laboratório, incluindo sistema automático de aquisição de dados.

- Datalogger infield (dois)

Sensores de umidade (DECAGON), baseados na medição da constante dielétrica do solo e com sistema automático de aquisição de dados. Os sensores de umidade disponíveis no laboratório de solos não saturados possuem variadas dimensões, permitindo a instrumentação em campo e em modelos de laboratório.

Sistema Triaxial GDS, com controle de sucção e aquisição automática de dados. O sistema Triaxial permite o estudo do comportamento mecânico e hidráulico de solos não saturados sob diversos tipos de caminhos de tensão. O sistema é completamente servo-comandado, permitindo a execução de trajetórias não convencionais, incluindo ensaios K0 e de extensão. O sistema permite também a determinação de permeabilidade do solo não saturado. O sistema de medição de volume total é baseado em uma célula aberta interna, desenvolvida na Hong Kong University of Science and Technology.

- Sistema para ensaio de coluna

- Sistema de compressão diametral, para ensaios em corpos de prova de ensaios de papel filtro

Listar Todas Voltar